Locais de Interesse

Home / Locais de Interesse

Locais de Interesse

Igreja Matriz

A Igreja Matriz da freguesia, localizada a nascente, situa-se junto à Povoação da Guia. Trata-se de uma edificação do século XVII e tem como orago a Nossa Senhora da Visitação.

Torre do Relógio

Verdadeiro ex-líbris da cidade, é parte de um edifício utilizado como prisão até o séc. XIX e transformado mais tarde em Centro de Saúde, em atividade até ao fim do séc. XX. Com uma coroa de ferro que sustenta o sino das horas, é o ponto mais alto na paisagem da vila.

Museu Municipal de Arqueologia

O Museu abriu as suas portas em 1999, ocupando o antigo edifício da Câmara Municipal. Em exposição permanente encontram-se peças relacionadas diretamente com a história da cidade desde os tempos pré-históricos, passando pelos períodos Romanos e Islâmicos, até à idade moderna.

Torre Sineira

Construída em 1869, constitui parte da Igreja Matriz, com um carrilhão de oito sinos. Uma escadaria de 70 degraus leva ao topo da torre com 28 metros de altura.

Estátua do Beato Vicente de Albufeira

Monumento em memória de Frei Vicente de St.º António. S. Vicente nasceu no ano de 1590, natural da Vila de Albufeira. Letrado e inteligente, saiu de Albufeira, tendo prosseguido os estudos na Capital.
Dedicou-se à Igreja após falecimento dos pais. A sua fé levou-o a peregrinar pelo Oriente, Japão mais precisamente. Sofreu nas mãos de inimigos da Cristandade. Faleceu a 3 de Setembro de 1632 erguendo um crucifixo e bradando “Viva a Fé de Jesus Cristo“. É na data do seu martírio que se Celebra a Festa de São Vicente de Albufeira.